Crie experiências inesquecíveis durante o atendimento ao cliente de bens de consumo

Crie experiências inesquecíveis durante o atendimento ao cliente de bens de consumo

A experiência do cliente é uma demanda que está no topo da lista de prioridades das empresas. Através dessa estratégia, os gestores possuem uma visão mais abrangente para tomar decisões que otimizam o relacionamento entre cliente e marca, considerando desde o primeiro contato, até o pós-venda. 

Isso porque, o cliente atual é mais exigente, e não busca apenas por preço baixo, mas também por um atendimento que supra suas necessidades, que seja ágil e sem atrito. Para tal, as empresas precisam saber com quem estão lidando, quem são os seus clientes e o que eles buscam ao procurar por sua marca. 

Logo, à medida que a jornada do consumidor se torna cada vez mais importante e complexa, a responsabilidade para entender melhor quem é o público-alvo não é apenas dos varejistas, mas também das empresas do setor de bens de consumo, que precisam estar sempre se atualizando com as transformações que vivenciamos ano a ano, que reformulam consequentemente os padrões de consumo. Desse modo, para quem atua com bens de consumo, dinamismo e flexibilidade são essenciais para estarem à frente do mercado.

Como criar experiências no atendimento ao cliente de bens de consumo 

Um ponto crucial para que as empresas de bens de consumo consigam criar positivas experiências aos clientes é estar atentas aos sinais do mercado, acompanhando as tendências e os novos formatos de consumo. Separamos, então, algumas maneiras que podem auxiliar nesse processo. Acompanhe!

Foco no produto  

Apesar do preço ser um dos fatores de decisão, a qualidade continua sendo unânime. Além disso, os produtos são também transmissores da mensagem de uma empresa, afinal, são eles sua conexão mais direta com o seu cliente. 

Por outro lado, o foco no produto deve estar relacionado ao foco no cliente, que, mesmo sendo estratégias distintas, diante das mudanças já mencionadas, para alcançar o sucesso, os planos de ações precisam estar alinhados com as tendências culturais, como por exemplo, as questões ambientais, visto que hoje isso é uma grande preocupação global. Ou seja, é fundamental entender os atributos críticos que realmente importam para os consumidores e, com base nesses dados, criar produtos que atendam a essas necessidades, oferecendo a qualidade esperada.

Atendimento omnichannel 

Hoje há diversos canais de atendimento, e as empresas que conseguem estar presentes em todos eles ativamente, ou pelo menos nos mais utilizados pelos seus clientes, estreitam relações consistentes. No entanto, é essencial que esses canais estejam integrados para garantir o sucesso esperado, pois, quando um cliente entra em contato com a empresa mais de uma vez, ele espera um atendimento personalizado, e que não precise ficar repetindo as mesmas informações a cada atendimento. 

Para isso, há ferramentas específicas que trazem resultados excelentes, aos quais todo atendimento oferecido esteja em sincronia, para uma gestão com ampla visibilidade e unificada, proporcionando, assim, mais agilidade nas tomadas de decisões e resoluções de problemas.  Lembrando, ainda, que é primordial manter o mesmo posicionamento na comunicação, com a mesma linguagem, para que o cliente perceba que está falando com a mesma marca, independentemente do canal de atendimento, seja na internet ou na loja física. 

Acompanhe o cliente ao longo de todas as etapas 

Tratando-se de bens de consumo, especialmente os que possuem maior vida útil, a jornada do cliente é conduzida de acordo com suas características, o que demanda uma abordagem diferente. Geralmente, essa é uma jornada mais longa, e as empresas precisam acompanhar o cliente e saber quais dúvidas ele pode ter em cada etapa. 

Em suma, é necessário estar preparado para responder adequadamente às necessidades dos clientes em todo o seu tempo de vida, desde o início, quando ele decide que precisa de um produto, oferecendo conteúdos informativos, por exemplo, até o pós-venda, mostrando-se presente, mesmo depois da efetivação da compra.

Realizar constantes pesquisas de satisfação ao cliente 

Conectado com os pontos anteriores, para criar ações para os clientes é preciso primeiro entendê-lo, saber sua opinião e dúvidas, não apenas em um momento, mas constantemente, além de saber interpretar essas informações. 

Nesse contexto, ao mensurar a satisfação dos clientes, as empresas conseguem compreender suas principais dores, além de identificar novas oportunidades. Métricas como, NPS – Net Promoter Score, CES – Customer Effort Score e CSAT – Customer Satisfaction Score são indispensáveis para obter relevantes insights, proporcionar melhorias e colocar em prática a experiência do cliente.

Levando em consideração todos esses aspectos apresentados aqui, fica-se claro que o público espera encontrar marcas preocupadas com sua experiência e que entenda o que ele precisa. São essas características que consolidam uma jornada completa e personalizada. E, uma das maneiras de ter isso em mãos é contar com tecnologia de qualidade para integrar todas as ações realizadas. Ou seja, com o mundo de hoje sendo transformado digitalmente, as empresas que buscam se manter competitivas, precisam se adaptar o mais rápido possível e ter os recursos tecnológicos como grandes aliados. 

Para saber mais sobre como elaborar uma estratégia para que o seu cliente seja fiel à sua marca, entre em contato com a 2listen.

CTA Infográfico

Compartilhar

Close Bitnami banner
Bitnami