Como montar uma estratégia de CX que atrai e retém novos alunos para Instituição de Ensino

Como montar uma estratégia de CX que atrai e retém novos alunos para Instituição de Ensino

A experiência do cliente não é um conceito restrito apenas a setores como o varejo, muito pelo contrário, com cursos sendo oferecidos e realizados completamente online, muitas instituições de ensino passaram a incorporar ações que visam agregar mais valor à experiência de seus alunos. 

No entanto, muitas ainda enfrentam diversos desafios, como: pouco conhecimento, falta de personalização e processos não mapeados. 

Pensando nisso, iremos trazer neste artigo algumas dicas para atrair e reter alunos com uma estratégia de CX eficiente. Fique ligado (a)!

Entender o momento atual do mercado e do público-alvo  

Como já sabemos, houve uma grande mudança em 2020, devido a pandemia, ao qual foi necessário que as instituições ministrassem suas aulas online, incorporando o ensino à distância com grandes dificuldades. No entanto, algumas que já se preparavam para a transformação digital, algo previsto há algum tempo, obtiveram mais facilidades nesse quesito.

Dessa maneira, para as instituições que buscam por sucesso na atração e retenção de alunos, é fundamental ficar atento às tendências, pois, assim como a tecnologia, as pessoas estão em constante transformação, com maiores exigências, buscando cada vez por uma experiência completa, mas simplificada.

Ter valores e propósitos sólidos 

Com tantas opções no mercado, alunos tendem a optar por instituições com quem consigam criar um vínculo, algo só possível quando a instituição tem uma personalidade definida. Isso afeta diretamente o atendimento ao cliente, já que essa cultura será transmitida ao longo de toda a jornada. 

Em vista disso, estruture um planejamento sólido a partir das definições de valores, ao qual inclui uma cultura organizacional que coloque as necessidades do aluno no centro dos negócios. Esse é o ponto de partida para atingir o objetivo, considerando sempre o posicionamento de mercado.

Foque em interatividade e uma mensagem adequada ao perfil dos alunos 

Para isso, primeiramente, você deve segmentar o perfil dos alunos, como idade, localização geográfica, renda, entre outros. Nesse caso, se os alunos são crianças, você deve conhecer os pais. E, se os alunos são adultos, vale também fazer uma segmentação psicográfica e comportamental.

Com esse mapeamento, ficará mais fácil adaptar a abordagem a ser utilizada, pois possibilita a entrega de uma mensagem limpa e consistente durante toda a jornada do aluno, garantindo uma comunicação eficiente, personalizada e nos canais que eles estão de fato, sendo isso possível apenas quando se sabe quem é ele. Por exemplo, se o curso é destinado para adultos na faixa dos 30 anos, eles dificilmente estarão em redes sociais como o TikTok. De todo modo, é essencial ter esse acompanhamento, afinal, como já citamos, estamos em constante transformação.

Contar com ferramentas de pesquisas de satisfação 

Pois é, as pesquisas de satisfação fazem parte de uma das estratégias primordiais para colocar em prática a técnica de customer experience. Isso porque, através de uma simples pergunta, você consegue analisar o que os alunos estão achando dos serviços oferecidos e identificar falhas, ao qual permite realizar correções rápidas. 

É importante destacar que pesquisas não acontecem apenas por e-mail, mas também SMS, redes sociais, mensagem por whatsapp. E o ideal é você realizar essas pesquisas no momento certo, para entender de fato cada situação, como exemplo a satisfação do aluno em relação às aulas oferecidas da semana, ou mesmo sobre o último atendimento. Nesse caso, uma ferramenta de pesquisa de satisfação é a tecnologia certa, pois permite centralizar todas as ações e oferecer uma visão completa de tudo o que está sendo coletado.  

Trouxemos aqui algumas dicas de como montar uma estratégia de CX para atrair e reter alunos em escolas. Como podemos observar, é preciso oferecer uma experiência positiva que vai além do curso, criando assim relacionamentos reais com os alunos e trazendo valor agregado para o ensino. 

Quer oferecer a melhor experiência para seus alunos? A 2listen ajuda você a evoluir nessa jornada. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como.

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